Santídio Pereira
1996, Isaías Coelho - PI, Brasil
O fazer artístico faz parte da vida de Santídio Pereira desde criança, quando participava das práticas oferecidas pelo Instituto Acaia, em São Paulo, inclusive em Xilogravura com o professor Fabrício Lopes. Além de ter estudado História da Arte com o crítico e curador Rodrigo Naves, que assinou a curadoria de sua primeira exposição individual, na Galeria Estação, em 2016, Santídio realiza graduação em Artes Visuais pela FAAP, em São Paulo.
Desde então, sua pesquisa tem sido desenvolvida em torno do aspecto cultural e iconográfico que envolve aquilo que cativa sua atenção, e da materialidade das cores, ambos potenciais que são traduzidos para a linguagem artística.
A investigação em xilogravura pelo artista elevou a complexidade das práticas que envolvem essa linguagem tão tradicional da arte, atribuindo sofisticação aos seus processos e situando-a na contemporaneidade.
A evolução de estudos aprofundados nesta técnica até hoje possibilita ao artista desenvolver procedimentos originais de trabalho e transgredir paradigmas conceituais canonizados pela história da arte. Para o artista, a xilogravura não acontece a partir de uma matriz de madeira entalhada, como prediz a técnica convencional, mas sim da criação de um "objeto-obra", concebido tanto para a impressão da gravura, uma única vez, quanto para ser obra de arte.
Esses objetos são elaborados através de recortes, incisões e encaixes da madeira em formatos que possibilitam a justaposição de mais uma peça para realizar a composição final da gravura. Essa técnica também permite ao artista trabalhar a potencialidade das cores, por meio das possibilidades de combinação das tintas. Paralelamente à xilogravura, Santídio também tem se dedicado à pintura, que tem representado um vasto campo de experimentação formal na sua prática. As qualidades das tintas, principalmente offset e guache, possibilitam ao artista investigar a materialidade das cores.
Enquanto a tinta offset, a base de óleo, portanto mais brilhante, requer processos mais demorados e atribui mais densidade às pinturas, o guache, de essência aquosa, permite trabalhar o grau de diluição das tintas por meio do pincel, proporcionando efeitos menos uniformes. Os biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia, associados ao repertório
imagético pessoal do artista, atualmente alimentam seus principais interesses de pesquisa. A diversidade de formas e cores dos elementos da natureza que atravessam suas viagens e vivências compõem a visualidade de suas obras, representada por diferentes espécies de plantas, como as
bromélias, além de paisagens, como os morros, cuja tridimensionalidade trazida com o horizonte o possibilita aplicar as nuances cromáticas de forma mais visível.
Formação:
2023 Licenciatura em Artes Visuais - FAAP, São Paulo – SP, Brasil
Exposições Individuais:
2024 Santídio Pereira: paisagens férteis, MAM/SP - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2023 Santídio Pereira: Un horizon végétal, Galeria Xippas, Paris, França
2023 Santídio Pereira: Da mata ao morro, Galeria Xippas, Punta del Este, Uruguay
2022 Santídio Pereira: Botânica, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2022 Santídio Pereira: Incisões, recortes e encaixes, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre - RS, Brasil
2020 Morros, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2019 Entre Dois Céus, b[x] Galeria, Nova Iorque, EUA
2018 Mostra Programa de Exposições - O preto no branco, sobreposição e nuances, Centro Cultural São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2018 Um olhar da memória: Santídio Pereira, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2016 Santídio Pereira: cores em preto e branco, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
Exposições Coletivas:
2024 Dos Brasis: Arte e pensamento Negro, Sesc Quitandinha, Petrópolis – RJ, Brasil
2023 Siamo Foresta, Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, Triennale di Milano, Milão, Itália
2023 Dos Brasis: Arte e pensamento Negro, Sesc Belenzinho, São Paulo - SP, Brasil
2023 Pedra Viva: Serra da Capivara - O grande legado de Niéde Guidon, MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, São Paulo - SP, Brasil
2023 - 2022 Ocupação Xilográfica, Sesc Birigui, Birigui - SP, Brasil
2022 NOW, Museu Inimá de Paula, Belo Horizonte - MG, Brasil
2022 Afago, Sesc Quitandinha, Petrópolis - RJ, Brasil
2022 Setas e Turmalina, Casa do Parque, São Paulo - SP, Brasil
2022 Modernismo Desde Aqui, Paço das Artes, São Paulo - SP, Brasil
2022 Vários 22, Galeria Arte 123, São Paulo - SP, Brasil
2022 Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas, MUPA - Museu de Arte Paranaense, Curitiba - PR, Brasil
2021 - 2022 Xilograficamente, Sesi São José do Rio Preto, São Paulo - SP, Brasil
2021 Xilograficamente, Sesi São José dos Campos, São José dos Campos - SP, Brasil
2021 Xilograficamente, Sesi Itapetininga, Itapetininga - SP, Brasil
2021 Xilograficamente, Sesi Campinas Amoreiras, Campinas - SP, Brasil
2021 Burle Marx | Santídio Pereira, Bortolami Gallery, Nova Iorque, EUA
2021 Trees, Power Station of Art, Xangai, China
2020 PretAtitude - Insurgências, emergências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea, Sesc São José do Rio Preto, São José do Rio Preto - SP, Brasil
2020 Nous les Arbres, Foundation Cartier pour l’art contemporian, Paris, França
2019 - 2020 PretAtitude - Insurgências, emergências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea, Sesc Santos, Santos - SP, Brasil
2019 – 2020 Xilo, Corpo e Paisagem, Sesc Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
2019 Xilo, Corpo e Paisagem, Sesc Guarulhos, Guarulhos - SP, Brasil
2019 36º Panorama da Arte Brasileira: sertão, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2018 - 2019 Madeira Nova, Sesc Santo Amaro, São Paulo - SP, Brasil
2018 - 2019 5ª Bienal Internacional de Gravura Livio Abramo, Araraquara, SP, Brasil
Coleções Públicas:
Acervo Sesc de Arte, São Paulo – SP, Brasil
Colección Patricia Phelps de Cisneros, Nova Iorque, EUA
Fondation Cartier pour l'art contemporain, Paris, França
MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil
Prêmios, bolsas e residências:
2024 Residência Artística - Worlingham Hall Art Residency, Worlingham, Beccles, Reino Unido
2023 Residência Artística Caatinga, Piauí, Brasil
2021 Prêmio Piza, Paris, França
2020 Projeto Pantanal Agora, Mato Grosso do Sul, Brasil
2019 Kaaysá Residência Artística, Praia de Boiçucanga, São Sebastião - SP, Brasil
2019 AnnexB Residência Artística, Nova Iorque, Estados Unidos
Publicações Selecionadas:
2024 Santídio Pereira Paisagens Férteis, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2023 DOS BRASIS: Arte e Pensamento Negro, Sesc-SP, São Paulo - SP, Brasil
2023 Siamo Foresta, Fondation Cartier pour l'art contemporain e Triennale di Milano, Editora Nava Press, Milão. Itália
2022 Santídio Pereira: Botânica, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2022 Santídio Pereira: Incisões, recortes e encaixes, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre - RS, Brasil
2021 “Trees”, Fondation Cartier pour l'art contemporain e Power Station of Art, Editora Shangai People’s Fine Arts, Xangai, China
2019 Xilo - corpo e paisagem, Claudio Mubarac, Sesc, São Paulo - SP, Brasil
2019 Bom crioulo, Adolfo Caminha, Editora Todavia, São Paulo - SP, Brasil
2019 "Trees", Fondation Cartier pour l'art contemporain, Editora EBS, Verona, Itália
2018 Arte Popular Brasileira: olhares contemporâneos, Germana Monte-Mór, Vilma Eid, WMF Martins Fontes, São Paulo - SP, Brasil
2018 Santídio Pereira - Um olhar da memória, Luisa Duarte, Vilma Eid, Lis Gráfica, São Paulo - SP, Brasil
2016 Santídio, Rodrigo Naves, Lis Gráfica, São Paulo - SP, Brasil