BIOGRAFIA

Mestre Guarany [Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany]

1884, Santa Maria da Vitória | BA - Brasil

1987, Santa Maria da Vitória | BA - Brasil

Sexto filho do construtor de barcas Cornélio Biquiba dy Lafuente Guarany, Francisco recebe do pai o apelido de Guarany, por ser bisneto de índia. Aprende a lidar com madeira atuando como ajudante de carpintaria e marcenaria na oficina paterna. Após a morte do pai, trabalha com o imaginário, a sua vasta produção incluindo, além das figuras de santos, altares para igrejas e pequenos oratórios domésticos. Como esse gênero de encomendas era limitado, faz também barris para transporte de água, móveis, madeiramento para telhados. Buscando melhorar de vida, muda-se para Bauru, em 1922, sempre exercendo a marcenaria, e por pouco não se fixa ali com a família.

De volta a Santa Maria, torna-se o mais respeitado mestre a fazer carrancas, procurando por donos de barca de toda a região são-franciscana. A primeira “figura de barca” ou de proa que realizou foi em 1901: “um busto de negro, ou de caboclo”. Segundo Paulo Pardal, seu biógrafo e pioneio no estudo de sua obra, de 1910 ao início dos anos 1940 Guarany teria produzido 80 carrancas. Com a substituição das barcas pela canoa sergipana, Guarany fica dez anos sem esculpir figuras de proa. Na primeira metade dos anos 1950 foi localizado, e seu trabalho passou a interessar o circuito de arte. Assinando e datando as suas obras a partir daí, Guarany é então considerado um escultor de grande força e personalidade, guardando sempre alta qualidade no seu trabalho, sabendo conciliar nele, com equílibrio, o encontro da cultura sertaneja com o da industrial urbana. Seu trabalho é exibido em grandes museus nacionais, como o Castro Maia.

Fonte: Pequeno Dicionário do Povo Brasileiro, século XX | Lélia Coelho Frota – Aeroplano, 2005

CV

Exposições Coletivas:


2018 Semana da Arte, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil


2016 - 2017 A MÃO DO POVO BRASILEIRO, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP, São Paulo, SP, Brasil


2015 A viagem das carrancas, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP,  Brasil


2013 O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil


2008 - 2009 Exposição Imaginário do Povo Brasileiro, Restaurante Antiquarius, São Paulo, SP, Brasil


2006 - 2007 Brasil Imaginário, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil


2006 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil


2004 - 2005 Forma, Cor e Expressão, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil


2002 Espelho Selvagem: arte moderna no Brasil da primeira metade do século XX, Coleção Nemirovsky, Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, Brasil


2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), São Paulo, SP, Brasil


1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Centro Cultural de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil


1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Espaço Cultural SOS Sul, Brasília, DF, Brasil


1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil


1992 Brasilien: Entdeckung und Selbstentdeckung, Kunsthaus Zürich, Zürich, Suiça


1984 - 1985 Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileira, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil


1982 Um Século de Escultura no Brasil, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP, São Paulo, SP, Brasil


 


Publicações Selecionadas:


1995 Os Herdeiros da Noite, Centro de cultura de Belo Horizonte


1995 Os Herdeiros da Noite, Espaço Cultural de Brasília, pág 28

EXPOSIÇÕES

encerrado

Semana de Arte 2018

01.09.2018 - 03.09.2018
encerrado
madrid

Lina Bo Bardi: tupí or not tupí. Brasil, 1946-1992

05.10.2018 - 13.01.2019
encerrado

ArtRio 2018

27.09.2018 - 30.09.2018

VIDEOS

Mestre Guarany, maior carranqueiro da Bahia - Santa Maria da Vitória
Em Santa Maria o Mestre Jairo Rodrigues apresenta, como ninguém, o legado artístico e cultural de Me...
Reportagem