Nino [João Cosmo Felix]
1920, Juazeiro do Norte | CE - Brasil
2002, Juazeiro do Norte | CE – Brasil
Cortou cana-de-açúcar e trabalhou como ferreiro antes de dedicar-se à escultura em madeira. Começou sua arte fazendo brinquedos. Analfabeto, viveu em Juazeiro do Norte (CE) com a esposa, Perpétua Cecília da Conceição, até a morte. Sua obra integra importantes coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. Em 1974 fazia animais de madeira assombradamente pintados de marrom e laivos de negro e branco, cuja dimensão maior não excedia em geral 70 cm. As caudas, feitas de imburana de cambão ou timbaúba, eram acrescentadas aos bichos esculpidos. Na década de 1980 dá-se o grande salto de Nino para uma escultura de dimensão maior, que pode ultrapassar 1m de altura.
No monobloco de madeira, Nino passa a integrar à forma magistral uma nova invenção da cor. Pássaros, elefantes, bois, macacos, cenas de rituais como casamentos e reisados são esculpidos em alto-relevo ou recortados na parte superior do bloco original, que recebe uma pintura em que certas cores - rosas, azuis, vermelhos, verdes, amarelos -, temperadas e regidas por Nino, constituem-se em uma extraordinária galeria de estelas do sertão. Aí, a força do simbólico se equivale à mestria do olho e da mão, arvoredo do sonho onde a natureza e cultura perfazem um encontro único, à altura da melhor criação contemporânea do século XX. Já expôs individualmente no Rio de Janeiro. Trabalhos seus integraram com destaque a exposição internacional "Brésil, Arts Populaires" (Grand Palais, Paris, 1987), bem como a "Mostra do Redescobrimento" (Fundação Bienal de São Paulo, 2000). Suas obras constam em grandes museus de arte popular do país.
Fonte: Pequeno Dicionário do Povo Brasileiro, século XX | Lélia Coelho Frota – Aeroplano, 2005
Exposições Individuais:
2016 Nino, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2002 Nino, o essencial em estado bruto, Memorial da Cultura Cearense (MCC), Fortaleza, Brasil
2001 Nino, o essencial em estado bruto, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Exposições Coletivas:
2023 REVERSOS & TRANSVERSOS: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais, Galeria Estação, São Paulo – SP, Brasil
2021 Eles Já Estavam Aqui, Galeria Base, São Paulo, SP, Brasil
2021 Bailão de dois, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2020 Que Mestre é Esse?, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2019 Exposición Lina Bo Bardi Tupí or not tupí ?, Fundación Juan March, Madrid, Espanha
2016 Entreolhares: poéticas d’alma brasileira, Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil
2014 Quase figura, quase forma, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2012 Histoires de Voir - Show and Tell, Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, Paris, França
2012 Janete Costa “Um Olhar”, Museus Janete Costa, Niterói, RJ, Brasil
2012 4 Artista Espontâneos, Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil
2011 O Brasil na Arte Popular - Acervo Museu Casa do Pontal, Brasília, DF, Brasil
2008-2009 Exposição Imaginário do Povo Brasileiro, Restaurante Antiquarius, São Paulo, SP, Brasil
2007 Do tamanho do Brasil - Mostra de Arte Popular, SESC Paulista, São Paulo, SP, Brasil
2006-2007 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil
2006 SOMOS - a criação popular brasileira, Centro Cultural Santander, Porto Alegre, RS, Brasil
2006 Brasil Imaginário, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2004-2005 Forma, Cor e Expressão: uma coleção de arte brasileira, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2004 Bienal Naifs do Brasil, SESC, São Paulo, SP, Brasil
2000 Mostra do Redescobremento: arte popular, Fundação Bienal, São Paulo, SP, Brasil
2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, São Paulo, SP, Brasil
2001 Expressão Popular, Centro Cultural Light, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
1998 Jangrada, Museu Histórico do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
1995-1996 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro, Centro Cultural de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil
1994-1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Espaço Cultural SOS Sul, Curitiba, PR, Brasil
1992 Brasilien: Entdeckung und Selbstentdeckung, Kunsthaus Zürich, Zürich, Suíça
1992 Viva o Povo Brasileiro | Artesanato e arte popular, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Coleções Públicas:
Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, Paris, França
Publicações Selecionadas:
2018 Arte Popular Brasileira: olhares contemporâneos, Vilma Eid e Germana Monte-Mór, Editora WMF Martins Fontes, São Paulo, SP, Brasil
2016 NINO, Vilma Eid e André Parente, Lis Gráfica, São Paulo, SP, Brasil
2014 Quase figura, quase forma, Vilma Eid, Socorro de Andrade Lima e Lorenzo Mammì, Lis Gráfica, São Paulo, SP, Brasil
2012 Histoires de Voir - Show and Tell, Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, Editoriale Bortolazzi-Stei, Paris, França
2012 Janete Costa “Um Olhar”, Mario Santos Lis Gráfica, São Paulo, SP, Brasil
2007 Do tamanho do Brasil - Mostra de arte popular, SESC Paulista, São Paulo, SP, Brasil
2006 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu Afro, São Paulo, SP, Brasil
2004 Bienal Naifs do Brasil, SESC SP, São Paulo, SP, Brasil
2000 Mostra do Redescobremento: arte popular, organizador Nelson Aguiar, Fundação Bienal, São Paulo, SP, Brasil
2001 Nino | o essencial em estado bruto, Emanoel Araujo, Pinacoteca de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
1995 Os Herdeiros da Noite, Centro de cultura de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil
1992 Catalogo Viva o Povo Brasileiro | Artesanato e arte popular, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
1980 O Reinado da lua- escultores populares do Nordeste, editora Salamandra, Rio de Janeiro, RJ, Brasil