BIOGRAFIA

Mestre Guarany  (Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany)

1884 - 1987, Santa Maria da Vitória - BA, Brasil

 

Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany, mais conhecido como Mestre Guarany (1884-1987), nasceu em Santa Maria da Vitória, na Bahia, no seio de uma família ligada ao ofício da madeira. Sexto filho do construtor de barcas Cornélio Biquiba dy Lafuente Guarany, recebeu o apelido de “Guarany” em referência à sua ancestralidade indígena. Desde jovem, aprendeu a lidar com madeira na oficina do pai, ofício que moldaria toda a sua trajetória artística.

Após a morte do pai, Guarany expandiu seu trabalho para além da carpintaria utilitária, mas foi como escultor de carrancas que ele deixou seu maior legado. As carrancas, figuras de proa esculpidas em madeira, eram instaladas em embarcações que navegavam pelo rio São Francisco. Originalmente criadas no final do século XIX com o propósito de espantar maus espíritos, essas esculturas adquiriram ao longo do tempo um significado cultural e estético que ultrapassou suas funções práticas.

Mestre Guarany realizou sua primeira figura de proa em 1901, aos 17 anos, e tornou-se o mais renomado escultor de carrancas da região. Com o declínio das barcas a partir da década de 1940, substituídas por canoas mais leves, Guarany interrompeu a produção de carrancas.

A redescoberta de sua obra teve início entre os anos 1940 e 1950, quando fotógrafos como Marcel Gautherot e Pierre Verger registraram as carrancas do rio São Francisco, divulgando-as no Brasil e no exterior. Publicações como a revista O Cruzeiro (1946) e o álbum Brésil: 217 photographies (1950) ajudaram a reposicionar as carrancas no circuito de arte, não apenas como elementos folclóricos, mas como expressões artísticas de grande força estética. A partir dessa valorização, Mestre Guarany retomou a escultura, desta vez criando para colecionadores e exposições, assinando e datando suas peças entre 1950 e 1974.

As carrancas de Guarany combinam magistralmente a tradição sertaneja com influências da vida urbana e industrial, representando uma fusão entre o simbólico e o utilitário. Uma de suas obras mais notáveis apresenta a iconografia de um cavalo, remetendo à continuidade entre os caminhos terrestres e fluviais utilizados pelos tropeiros. Essa escultura evidencia seu domínio técnico e criativo, com detalhes que conferem uma postura ao mesmo tempo agressiva e majestosa à figura.

A contribuição de Guarany para a arte brasileira foi amplamente reconhecida em exposições marcantes, como Civilização do Nordeste (1963), organizada por Lina Bo Bardi em Salvador, e A Mão do Povo Brasileiro (1969), realizada no MASP, reafirmaram a relevância de sua obra, consolidando-o como o maior escultor de carrancas de todos os tempos.

CV

Exposições Individuais:


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, São Paulo - SP, Brasil


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Recife - PE, Brasil


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Salvador - BA, Brasil


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, São Paulo - SP, Brasil


Exposições Coletivas:


2024 - 2025 “Cosmo/Chão”, Oficina Francisco Brennand, Recife - PE, Brasil


2023 - 2024 Brasil Futuro: as formas da democracia, MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, Solar Ferrão, Salvador - BA, Brasil


2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Belém - PA, Brasil


2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, MuN - Museu Nacional da República, Brasília - DF, Brasil


2023 REVERSOS & TRANSVERSOS: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais, Galeria Estação, São Paulo – SP, Brasil


2023 The Square São Paulo, Casa de Vidro, São Paulo – SP, Brasil


2021 Entre beiras e margens – Fogo, água, ar, Museu do Pontal, Rio do Janeiro – RJ, Brasil


2021 Eles Já Estavam Aqui, Galeria Base, São Paulo - SP, Brasil


2021 Terra e Temperatura, Almeida&Dale, São Paulo - SP, Brasil


2018 - 2019 Exposición Lina Bo Bardi Tupí or not tupí?, Fundación Juan March, Madrid, Espanha


2018 Semana da Arte, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil


2016 - 2017 A Mão Do Povo Brasileiro, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil


2016 Viva o povo Brasileiro, CCC - Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2015 A viagem das carrancas, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil


2013 O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici, MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2010 O triunfo das carrancas, CCC - Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2008 - 2009 Exposição Imaginário do Povo Brasileiro, Restaurante Antiquarius, São Paulo - SP, Brasil


2006 - 2007 Brasil Imaginário, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil


2006 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, São Paulo - SP, Brasil


2004 - 2005 Forma, Cor e Expressão, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil


2002 Espelho Selvagem: arte moderna no Brasil da primeira metade do século XX, Coleção Nemirovsky, MAM/SP - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil


2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo - SP, Brasil


2000 Mostra do Redescobrimento: Brasil + 500 anos, Fundação Bienal, São Paulo - SP, Brasil


1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Centro Cultural de Belo Horizonte, Belo Horizonte - MG, Brasil


1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Espaço Cultural SOS Sul, Brasília - DF, Brasil


1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil


1992 O voo da asa branca, Festival Veraneio Brasileiro, Zurique (Zürich), Suiça


1992 Brasil: descoberta e autodescoberta, Kunsthaus Zürich, Zurique, Suiça


1984 - 1985 Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileira, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil


1982 Um Século de Escultura no Brasil, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil


1977 II Festival Mundial de Artes e Culturas Negras, Nigéria, Africa


1977 I Exposição Mundial de Figuras de Proa, Paris, França


1975 O Rio: carrancas do São Francisco, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil


1969 A mão do povo brasileiro, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil


1954 IV Centenário da cidade de São Paulo, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil


Publicações Selecionadas:


2015 A viagem das carrancas, Editora WMF Martins Fontes, Instituto Moreira Salles, São Paulo - SP, Brasil


2006 Carrancas de São Francisco, Paulo Pardal, São Paulo


1995 Os Herdeiros da Noite, Centro de cultura de Belo Horizonte


1995 Os Herdeiros da Noite, Espaço Cultural de Brasília, pág 28


1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Documentação Geral da Marinha, São Paulo


1974 Carrancas de São Francisco, Serviço Documentação Geral da Marinha, São Paulo


 


 

EXPOSIÇÕES

encerrado
são paulo

Semana de Arte 2018

01.09.2018 - 03.09.2018
encerrado
madrid

Lina Bo Bardi: tupí or not tupí. Brasil, 1946-1992

05.10.2018 - 13.01.2019
encerrado
são paulo

Reversos & Transversos: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais

24.08.2023 - 28.10.2023
encerrado
rio de janeiro

ArtRio 2018

27.09.2018 - 30.09.2018

VIDEOS

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Reportagem