Mestre Guarany (Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany)
1884 - 1987, Santa Maria da Vitória - BA, Brasil
Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany, mais conhecido como Mestre Guarany (1884-1987), nasceu em Santa Maria da Vitória, na Bahia, no seio de uma família ligada ao ofício da madeira. Sexto filho do construtor de barcas Cornélio Biquiba dy Lafuente Guarany, recebeu o apelido de “Guarany” em referência à sua ancestralidade indígena. Desde jovem, aprendeu a lidar com madeira na oficina do pai, ofício que moldaria toda a sua trajetória artística.
Após a morte do pai, Guarany expandiu seu trabalho para além da carpintaria utilitária, mas foi como escultor de carrancas que ele deixou seu maior legado. As carrancas, figuras de proa esculpidas em madeira, eram instaladas em embarcações que navegavam pelo rio São Francisco. Originalmente criadas no final do século XIX com o propósito de espantar maus espíritos, essas esculturas adquiriram ao longo do tempo um significado cultural e estético que ultrapassou suas funções práticas.
Mestre Guarany realizou sua primeira figura de proa em 1901, aos 17 anos, e tornou-se o mais renomado escultor de carrancas da região. Com o declínio das barcas a partir da década de 1940, substituídas por canoas mais leves, Guarany interrompeu a produção de carrancas.
A redescoberta de sua obra teve início entre os anos 1940 e 1950, quando fotógrafos como Marcel Gautherot e Pierre Verger registraram as carrancas do rio São Francisco, divulgando-as no Brasil e no exterior. Publicações como a revista O Cruzeiro (1946) e o álbum Brésil: 217 photographies (1950) ajudaram a reposicionar as carrancas no circuito de arte, não apenas como elementos folclóricos, mas como expressões artísticas de grande força estética. A partir dessa valorização, Mestre Guarany retomou a escultura, desta vez criando para colecionadores e exposições, assinando e datando suas peças entre 1950 e 1974.
As carrancas de Guarany combinam magistralmente a tradição sertaneja com influências da vida urbana e industrial, representando uma fusão entre o simbólico e o utilitário. Uma de suas obras mais notáveis apresenta a iconografia de um cavalo, remetendo à continuidade entre os caminhos terrestres e fluviais utilizados pelos tropeiros. Essa escultura evidencia seu domínio técnico e criativo, com detalhes que conferem uma postura ao mesmo tempo agressiva e majestosa à figura.
A contribuição de Guarany para a arte brasileira foi amplamente reconhecida em exposições marcantes, como Civilização do Nordeste (1963), organizada por Lina Bo Bardi em Salvador, e A Mão do Povo Brasileiro (1969), realizada no MASP, reafirmaram a relevância de sua obra, consolidando-o como o maior escultor de carrancas de todos os tempos.
Exposições Individuais:
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, São Paulo - SP, Brasil
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Recife - PE, Brasil
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, Salvador - BA, Brasil
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Geral da Marinha, São Paulo - SP, Brasil
Exposições Coletivas:
2024 - 2025 “Cosmo/Chão”, Oficina Francisco Brennand, Recife - PE, Brasil
2023 - 2024 Brasil Futuro: as formas da democracia, MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, Solar Ferrão, Salvador - BA, Brasil
2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Belém - PA, Brasil
2023 Brasil Futuro: as formas da democracia, MuN - Museu Nacional da República, Brasília - DF, Brasil
2023 REVERSOS & TRANSVERSOS: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais, Galeria Estação, São Paulo – SP, Brasil
2023 The Square São Paulo, Casa de Vidro, São Paulo – SP, Brasil
2021 Entre beiras e margens – Fogo, água, ar, Museu do Pontal, Rio do Janeiro – RJ, Brasil
2021 Eles Já Estavam Aqui, Galeria Base, São Paulo - SP, Brasil
2021 Terra e Temperatura, Almeida&Dale, São Paulo - SP, Brasil
2018 - 2019 Exposición Lina Bo Bardi Tupí or not tupí?, Fundación Juan March, Madrid, Espanha
2018 Semana da Arte, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil
2016 - 2017 A Mão Do Povo Brasileiro, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2016 Viva o povo Brasileiro, CCC - Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2015 A viagem das carrancas, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2013 O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici, MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2010 O triunfo das carrancas, CCC - Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2008 - 2009 Exposição Imaginário do Povo Brasileiro, Restaurante Antiquarius, São Paulo - SP, Brasil
2006 - 2007 Brasil Imaginário, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2006 Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, São Paulo - SP, Brasil
2004 - 2005 Forma, Cor e Expressão, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2002 Espelho Selvagem: arte moderna no Brasil da primeira metade do século XX, Coleção Nemirovsky, MAM/SP - Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo - SP, Brasil
2000 Mostra do Redescobrimento: Brasil + 500 anos, Fundação Bienal, São Paulo - SP, Brasil
1995 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Centro Cultural de Belo Horizonte, Belo Horizonte - MG, Brasil
1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Espaço Cultural SOS Sul, Brasília - DF, Brasil
1994 Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
1992 O voo da asa branca, Festival Veraneio Brasileiro, Zurique (Zürich), Suiça
1992 Brasil: descoberta e autodescoberta, Kunsthaus Zürich, Zurique, Suiça
1984 - 1985 Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileira, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
1982 Um Século de Escultura no Brasil, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
1977 II Festival Mundial de Artes e Culturas Negras, Nigéria, Africa
1977 I Exposição Mundial de Figuras de Proa, Paris, França
1975 O Rio: carrancas do São Francisco, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
1969 A mão do povo brasileiro, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
1954 IV Centenário da cidade de São Paulo, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil
Publicações Selecionadas:
2015 A viagem das carrancas, Editora WMF Martins Fontes, Instituto Moreira Salles, São Paulo - SP, Brasil
2006 Carrancas de São Francisco, Paulo Pardal, São Paulo
1995 Os Herdeiros da Noite, Centro de cultura de Belo Horizonte
1995 Os Herdeiros da Noite, Espaço Cultural de Brasília, pág 28
1981 Guarany: 80 anos de carrancas, Serviço Documentação Geral da Marinha, São Paulo
1974 Carrancas de São Francisco, Serviço Documentação Geral da Marinha, São Paulo
Reversos & Transversos: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais
24.08.2023 - 28.10.2023