BIOGRAFIA

José Bernardo Cardoso Junior - Cardosinho

1861, Coimbra - Portugal | 1947, Rio de Janeiro - RJ - Brasil

 

José Bernardo Cardoso Júnior, o Cardosinho, nasceu em Coimbra, Portugal, em 1861, e chegou ao Rio de Janeiro com três anos de idade, a bordo de um navio que naufragou no trajeto, vitimando sua mãe e dois de seus irmãos. Cardosinho começou a pintar com cerca de 70 anos, na virada para a década de 1930, depois de se aposentar de uma carreira de mais de quatro décadas dedicada ao ensino.

Dos 14 aos 16 anos de idade, Cardosinho estudou no Seminário São José, tradicional instituição de formação teológica e filosófica do Rio de Janeiro. Esse aprendizado teve sequência na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, onde estudou, provavelmente, entre 1877 e meados da década seguinte, até formar-se em filosofia. De volta ao Brasil e já afastado das atividades eclesiásticas, Cardosinho passa a lecionar latim, português e francês no Ateneu Mineiro, em Juiz de Fora. Em 1888, assume a inspetoria da Sede Estadual de Ensino Primário do Rio de Janeiro, cargo que exerceria por 30 anos, e depois, ainda, ministra aulas no Liceu de Artes e Ofícios da capital fluminense, entre outras instituições.

Cardosinho é, portanto, um homem culto, autor também de três romances (entre eles, Almas satânicas) e de um livro de poesias (Ideias e telas). Quando começa a exercitar a pintura, sua motivação é autodidata, a fim de treinar a construção de imagens com base em gravuras e fotografias impressas em livros, jornais, revistas e cartões-postais. Por isso, diante de determinados trabalhos do artista, é comum a impressão de que a composição resulta de uma colagem de seres, objetos e espaços, com variações de escala, repertório ou fatura – quando, por exemplo, a figura de uma banhista, que parece retirada de uma ilustração de almanaque, posa sentada sobre uma pedra, em meio a uma paisagem representada com uma objetividade realista.

A produção de pinturas de Cardosinho se estende de 1931 a 1947. Embora tenha sido por muito tempo classificada como naïf, essa obra recebeu manifestações públicas de entusiasmo de diversos artistas e intelectuais dos círculos modernistas do Brasil: entre outros, dos críticos de arte Celso Kelly e Rubem Navarra, do pintor Candido Portinari e dos escritores Mário de Andrade e Rubem Braga. Também o crítico de arte argentino Jorge Romero Brest comentou o trabalho de Cardosinho (em particular sobre aquilo que seria, na pintura do artista, uma conjunção entre “ingenuidade infantil” e erotismo) numa análise abrangente sobre arte brasileira da primeira metade do século XX, publicada no catálogo da mostra 20 artistas brasileños, apresentada no Museu de Bellas Artes de La Plata, na Argentina, em 1945.

Uma pintura de Cardosinho, intitulada Elas se divertem (c. 1935-40), passou a integrar o acervo da Tate Modern, na Inglaterra, depois de participar de uma exposição beneficente de “pintura moderna brasileira”, em 1944, em Londres, realizada pela força aérea britânica, no contexto da II Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, há obras do artista no Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York; no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), comodante da Coleção Gilberto Chateaubriand; e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), que abriga a Coleção Mário de Andrade.

 

CV

Educação


1885  Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália


 


Exposições coletivas:


2019 Lincoln Kirstein`s Modern, Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos 


2018 Horizontes – As Paisagens nas Coleções, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2016 Entreolhares: poéticas d’alma brasileira, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo - SP, Brasil


2026/1969 A mão do povo brasileiro, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo - SP, Brasil


2013 O colecionador: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici”, Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2011 Arte Naïf: com açúcar e com afeto, Araraquara - SP, Brasil


2011 Arte Naïf: com açúcar e com afeto, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC, Campinas - SP, Brasil


2004 Bienal Naïfs do Brasil - sala especial “Mistura fina: a arte da necessidade” - SESC Piracicaba - SP, Brasil


2003 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem”, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília - DF, Brasil. 


2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, São Paulo - SP, Brasil


2002 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rio de Janeiro - RJ, Brasil


2002 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem”, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, São Paulo - SP, Brasil


2000 Quando o Brasil era Moderno: artes plásticas no Rio de Janeiro de 1905 a 1960, no Paço Imperial, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


1995 Coleção Unibanco: exposição comemorativa aos 70 anos de Unibanco, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


1994 Coleção Unibanco: exposição comemorativa aos 70 anos de Unibanco, Casa da Cultura de Poços de Caldas - MG, Brasil


1993  “Mário faz 100 Anos: 100 obras primas da Coleção Mário de Andrade: pintura e escultura”, Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP, São Paulo – SP, Brasil


1993 Brasil: 100 anos de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1992  Arte moderna brasileira: obras de 51 artistas plásticos brasileiros, Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas - MG, Brasil 


1992  Natureza: quatro séculos de arte no Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1987  Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1984  7º Salão Nacional de Artes Plásticas em Fortaleza – CE, Brasil


1984  Salão de 31, Funarte, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1984 – 1985 Tradição e rupturas: síntese de arte e culturas brasileiras, Fundação Bienal de São Paulo – SP, Brasil


1982  Brasil 60 anos de arte moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - CAM, Lisboa, Portugal


1982  Brasil 60 anos de arte moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, Barbican Art Gallery, Londres, Inglaterra


1975  Ciclo de Exposições de Pintura Brasileira Contemporânea da SPAM e CAM, Museu Lasar Segall, São Paulo – SP, Brasil


1972  “Naïve Painting: A selection from the Museum Collection”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos 


1971  “Ways of looking”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos 


1960  Pan American Union, Washington, D.C. Estados Unidos


1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Victory Art Gallery, Bath, Inglaterra


1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Bristol City Museum & Art Gallery, Bristol, Inglaterra


1945 "Exhibition of Modern Brazilian Paintings", Manchester Art Gallery, Manchester, Inglaterra


1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, National Gallery, Edimburgo, Escócia


1945 "Exhibition of Modern Brazilian Paintings", Kelingrove Art Gallery, Glasgow, Escócia


1945 “20 artistas brasileños”, Salas Nacionais de Exposições de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina


1945 “20 artistas brasileños”, Museu Provincial de Belas Artes de La Plata, La Plata, Argentina


1945  “20 artistas brasileños”, Comissão Municipal de Cultura de Montevidéu, Montevidéu, Uruguai


1945  “Mostra de la pintura brasileña contemporanea”, Buenos Aires, Argentina


1945  “Mostra de la pintura brasileña contemporanea”, La Plata, Argentina


1944 “Exhibition of modern brazilian paintings”, Royal Academy of Arts, Londres, Inglaterra


1944 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Norwich Castle and Museum, Norwich, Inglaterra


1943 “The Latim-American Collection of the Museum of Modern Art”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos 


1936 Palace Hotel, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1933 2ª Exposição de Arte Moderna da Sociedade Pró-Arte Moderna (SPAM), Palacete Campinas, São Paulo – SP, Brasil


1931 XXXVIII Exposição Geral de Belas Artes, Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


 


Coleções Públicas


Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos


Tate Modern, Londres, Inglaterra


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


 


Publicações Selecionadas


1975 Mitopoética de 9 artistas brasileiros, Lélia Coelho Frota, Rio de Janeiro – RJ, Brasil


1953 Três Primitivos, Rubem Braga, Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro – RJ, Brasil