José Bernardo Cardoso Junior - Cardosinho
1861, Coimbra - Portugal | 1947, Rio de Janeiro - RJ - Brasil
José Bernardo Cardoso Júnior, o Cardosinho, nasceu em Coimbra, Portugal, em 1861, e chegou ao Rio de Janeiro com três anos de idade, a bordo de um navio que naufragou no trajeto, vitimando sua mãe e dois de seus irmãos. Cardosinho começou a pintar com cerca de 70 anos, na virada para a década de 1930, depois de se aposentar de uma carreira de mais de quatro décadas dedicada ao ensino.
Dos 14 aos 16 anos de idade, Cardosinho estudou no Seminário São José, tradicional instituição de formação teológica e filosófica do Rio de Janeiro. Esse aprendizado teve sequência na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, onde estudou, provavelmente, entre 1877 e meados da década seguinte, até formar-se em filosofia. De volta ao Brasil e já afastado das atividades eclesiásticas, Cardosinho passa a lecionar latim, português e francês no Ateneu Mineiro, em Juiz de Fora. Em 1888, assume a inspetoria da Sede Estadual de Ensino Primário do Rio de Janeiro, cargo que exerceria por 30 anos, e depois, ainda, ministra aulas no Liceu de Artes e Ofícios da capital fluminense, entre outras instituições.
Cardosinho é, portanto, um homem culto, autor também de três romances (entre eles, Almas satânicas) e de um livro de poesias (Ideias e telas). Quando começa a exercitar a pintura, sua motivação é autodidata, a fim de treinar a construção de imagens com base em gravuras e fotografias impressas em livros, jornais, revistas e cartões-postais. Por isso, diante de determinados trabalhos do artista, é comum a impressão de que a composição resulta de uma colagem de seres, objetos e espaços, com variações de escala, repertório ou fatura – quando, por exemplo, a figura de uma banhista, que parece retirada de uma ilustração de almanaque, posa sentada sobre uma pedra, em meio a uma paisagem representada com uma objetividade realista.
A produção de pinturas de Cardosinho se estende de 1931 a 1947. Embora tenha sido por muito tempo classificada como naïf, essa obra recebeu manifestações públicas de entusiasmo de diversos artistas e intelectuais dos círculos modernistas do Brasil: entre outros, dos críticos de arte Celso Kelly e Rubem Navarra, do pintor Candido Portinari e dos escritores Mário de Andrade e Rubem Braga. Também o crítico de arte argentino Jorge Romero Brest comentou o trabalho de Cardosinho (em particular sobre aquilo que seria, na pintura do artista, uma conjunção entre “ingenuidade infantil” e erotismo) numa análise abrangente sobre arte brasileira da primeira metade do século XX, publicada no catálogo da mostra 20 artistas brasileños, apresentada no Museu de Bellas Artes de La Plata, na Argentina, em 1945.
Uma pintura de Cardosinho, intitulada Elas se divertem (c. 1935-40), passou a integrar o acervo da Tate Modern, na Inglaterra, depois de participar de uma exposição beneficente de “pintura moderna brasileira”, em 1944, em Londres, realizada pela força aérea britânica, no contexto da II Guerra Mundial (1939-1945). Além disso, há obras do artista no Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York; no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), comodante da Coleção Gilberto Chateaubriand; e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), que abriga a Coleção Mário de Andrade.
Educação
1885 Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália
Exposições coletivas:
2019 Lincoln Kirstein`s Modern, Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos
2018 Horizontes – As Paisagens nas Coleções, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2016 Entreolhares: poéticas d’alma brasileira, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo - SP, Brasil
2026/1969 A mão do povo brasileiro, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo - SP, Brasil
2013 O colecionador: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici”, Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2011 Arte Naïf: com açúcar e com afeto, Araraquara - SP, Brasil
2011 Arte Naïf: com açúcar e com afeto, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC, Campinas - SP, Brasil
2004 Bienal Naïfs do Brasil - sala especial “Mistura fina: a arte da necessidade” - SESC Piracicaba - SP, Brasil
2003 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem”, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília - DF, Brasil.
2002 Pop Brasil: a arte popular e o popular na arte, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, São Paulo - SP, Brasil
2002 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rio de Janeiro - RJ, Brasil
2002 Arte brasileira na Coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem”, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, São Paulo - SP, Brasil
2000 Quando o Brasil era Moderno: artes plásticas no Rio de Janeiro de 1905 a 1960, no Paço Imperial, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
1995 Coleção Unibanco: exposição comemorativa aos 70 anos de Unibanco, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
1994 Coleção Unibanco: exposição comemorativa aos 70 anos de Unibanco, Casa da Cultura de Poços de Caldas - MG, Brasil
1993 “Mário faz 100 Anos: 100 obras primas da Coleção Mário de Andrade: pintura e escultura”, Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP, São Paulo – SP, Brasil
1993 Brasil: 100 anos de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1992 Arte moderna brasileira: obras de 51 artistas plásticos brasileiros, Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas - MG, Brasil
1992 Natureza: quatro séculos de arte no Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1987 Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1984 7º Salão Nacional de Artes Plásticas em Fortaleza – CE, Brasil
1984 Salão de 31, Funarte, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1984 – 1985 Tradição e rupturas: síntese de arte e culturas brasileiras, Fundação Bienal de São Paulo – SP, Brasil
1982 Brasil 60 anos de arte moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - CAM, Lisboa, Portugal
1982 Brasil 60 anos de arte moderna: Coleção Gilberto Chateaubriand, Barbican Art Gallery, Londres, Inglaterra
1975 Ciclo de Exposições de Pintura Brasileira Contemporânea da SPAM e CAM, Museu Lasar Segall, São Paulo – SP, Brasil
1972 “Naïve Painting: A selection from the Museum Collection”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos
1971 “Ways of looking”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos
1960 Pan American Union, Washington, D.C. Estados Unidos
1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Victory Art Gallery, Bath, Inglaterra
1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Bristol City Museum & Art Gallery, Bristol, Inglaterra
1945 "Exhibition of Modern Brazilian Paintings", Manchester Art Gallery, Manchester, Inglaterra
1945 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, National Gallery, Edimburgo, Escócia
1945 "Exhibition of Modern Brazilian Paintings", Kelingrove Art Gallery, Glasgow, Escócia
1945 “20 artistas brasileños”, Salas Nacionais de Exposições de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
1945 “20 artistas brasileños”, Museu Provincial de Belas Artes de La Plata, La Plata, Argentina
1945 “20 artistas brasileños”, Comissão Municipal de Cultura de Montevidéu, Montevidéu, Uruguai
1945 “Mostra de la pintura brasileña contemporanea”, Buenos Aires, Argentina
1945 “Mostra de la pintura brasileña contemporanea”, La Plata, Argentina
1944 “Exhibition of modern brazilian paintings”, Royal Academy of Arts, Londres, Inglaterra
1944 “Exhibition of Modern Brazilian Paintings”, Norwich Castle and Museum, Norwich, Inglaterra
1943 “The Latim-American Collection of the Museum of Modern Art”, MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos
1936 Palace Hotel, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1933 2ª Exposição de Arte Moderna da Sociedade Pró-Arte Moderna (SPAM), Palacete Campinas, São Paulo – SP, Brasil
1931 XXXVIII Exposição Geral de Belas Artes, Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Coleções Públicas
Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos
Tate Modern, Londres, Inglaterra
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Publicações Selecionadas
1975 Mitopoética de 9 artistas brasileiros, Lélia Coelho Frota, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
1953 Três Primitivos, Rubem Braga, Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro – RJ, Brasil