Luciana Brito Galeria e Galeria Estação se reúnem para apresentar um projeto que reflete o compromisso das galerias com a valorização da pesquisa e da prática artística. Enquanto Luciana Brito Galeria, desde 1997 possui uma extensa trajetória na difusão e inserção da produção nacional e internacional no Brasil e no exterior, a Galeria Estação, desde 2004 se destaca por seu trabalho de resgate e inclusão da arte e do artista. Esse esforço especial reconhece a força do debate na arte, além da importância da evolução do discurso artístico contemporâneo, principalmente em relação às problemáticas atuais no Brasil e à arte como meio para alcançar resultados sociais inclusivos.
A partir de “Freedom” (1964), de Waldemar Cordeiro (1925, Itália - 1973, Brasil), o conjunto de obras apresenta um cruzamento entre as linguagens e abordagens próprias da contemporaneidade. Produzida em um contexto de repressão ditatorial no Brasil, a obra pode ser considerada uma síntese de um sentimento mútuo, não só no período em que foi concebida, mas também no momento atual que vivemos.
O interesse de Cordeiro pelas questões históricas sócio-políticas é compartilhado por Hector Zamora (1974, México), que as relaciona ao trabalho na sociedade de consumo, especialmente no hemisfério sul. O artista redefine a arquitetura convencional, fazendo surgir ruídos entre os significados de público e privado, real e imaginário. As instalações são constituídas por tijolos vazados em terracota, elemento comum na arquitetura latino-americana, e refletem sobre os sistemas de produção e construção e como estes se articulam com as bases da sociedade latina. Ele apresentou uma instalação no MET-NY baseado no mesmo conceito.
Regina Silveira (1932, Brasil) apresenta um conjunto de tapeçarias coloridas que retratam a riqueza e a diversidade da fauna brasileira. Fabricadas na Índia, as peças trazem estampas caóticas de animais silvestres e transmitem uma mensagem de resistência à atual política voltada para a destruição das florestas brasileiras. Silveira se prepara para uma retrospectiva no MAC-USP, concomitantemente com sua participação na 34ª Bienal de São Paulo.
A habilidade artística manual do nordestino Santídio Pereira (1996, Brasil) fica evidente em sua gravura. Ao usar vários blocos de impressão em uma única composição, ele subverte a função da multiplicidade tão característica da gravura. Como as de Regina Silveira, suas obras retratam a flora e a fauna brasileiras por meio de muitas camadas de tinta densa, recriando memórias de seu passado. Santídio figura entre os jovens brasileiros de repercussão internacional, já em coleções como a Cisneros (EUA). Suas obras foram apresentadas na Foundation Cartier, em Paris, e na Power Station of Art, em Xangai.
Também nordestino, Véio (1947, Sergipe, Brasil) ocupa lugar de destaque na arte brasileira, principalmente por sua obra peculiar. Suas esculturas em madeira reúnem elementos das tradições sergipanas e também do universo pop. Suas figuras são feitas em madeira encontradas no meio ambiente e a partir dos padrões naturais já sugeridos, ele esculpe figuras com um simples canivete. Em 2015, o artista se apresentou em mostra individual em Veneza realizada paralelamente à 56ª Bienal. Sua obra figura em coleções internacionais, como a Foundation Cartier (França).
Moisés Patrício (1984, Brasil) é um artista negro que se destacou na arte ativista da cultura afro-brasileira e africana. Sua investigação também tematiza discussões sociais e políticas, mas destaca a marginalização das chamadas culturas minoritárias no Brasil. As pinturas apresentadas retratam a poesia dos ritos da religião do Candomblé, valorizando seus discursos e figuras, o sagrado e as crenças tradicionais. É reconhecido como um dos artistas mais promissores do Brasil e figura em coleções expressivas, como a da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAM-RJ.
Local
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Dr, Miami Beach, FL 33139, USA
Horários
Private Days (by invitation only)
Tuesday, November 30, 9:30am - 11am, Meridians Private Viewing (by invitation only and limited capacity)
Tuesday, November 30, 2021, 11am to 8pm, First Choice VIP cardholders
Tuesday, November 30, 2021, 4pm to 8pm, Preview VIP cardholders
Wednesday, December 1, 2021, 11am to 8pm, First Choice and Preview VIP cardholders
Vernissage (by invitation only)
Wednesday, December 1, 2021, 4pm to 8pm
Public Days
Thursday, December 2, 2021, 11am to 7pm
Friday, December 3, 2021, 11am to 7pm
Saturday, December 4, 2021, 11am to 6pm