João Francisco da Silva
1940, Girau de Ponciano | AL - Brasil
2009, Girau de Ponciano | AL - Brasil
João Francisco da Silva, mais conhecido como João da Lagoa, nasceu na cidade alagoana de Girau do Ponciano em 1940. Durante toda sua vida morou na zona rural do município vizinho de Lagoa da Canoa, até a sua morte no dia 29 de junho de 2009, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 69 anos de idade. Filho de agricultores, João da Lagoa sempre trabalhou na roça e começou a esculpir de “brincadeira”, como forma de passar o tempo.
Com seu trabalho João da Lagoa se transformou no principal escultor da região onde morava. Trabalhou a madeira de forma longilínea, com um fazer simples e contemporâneo, embora carregasse a marca do artista de impulso, espontâneo, autodidata. Católico, sua obra teve como principal referência os santos mais populares da Igreja Católica, porém sem o rebuscamento dos santeiros tradicionais. João da Lagoa deixou uma importante obra que pode ser encontrada em importantes coleções particulares de Arte Popular e em museus no Brasil, Portugal e França.
Fonte: artepopularbrasil.blogspot.com
Exposições Individuais:
2014 Joao Francisco da Silva, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
Exposições Coletivas:
2014 Quase figura quase forma, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2010 Casa Cenário, Maria Antonia Penteado, São Paulo, SP, Brasil
2010 Pavilhão das Culturas Brasileiras: Puras Misturas, Pavilhão de Culturas Brasileiras, Pq. Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil
2007 Do tamanho do Brasil, SESC Paulista, São Paulo, SP, Brasil
Publicações Selecionadas:
2014 Joao Francisco da Silva, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil
2014 Quase figura quase forma, Galeria Estação, São Paulo, SP, Brasil