Maria Auxiliadora Silva
1935, Campo Belo, MG, Brasil | 1974, São Paulo, SP, Brasil
Maria Auxiliadora da Silva foi uma artista afro-brasileira nascida em um contexto rural, filha de trabalhadores e neta de uma mulher que havia sido escravizada. Essa origem moldou profundamente sua visão de mundo e sua produção artística. Desde cedo, mudou-se com a família para São Paulo, e em um ambiente familiar marcado pela criatividade, desenvolveu seu talento junto aos seus 18 irmãos, muitos dos quais também seguiram caminhos artísticos.
A obra de Auxiliadora se destaca por sua resistência a categorizações simplistas. Apesar de sua ligação com o grupo de artistas afro-brasileiros liderado por Solano Trindade em Embu das Artes, sua produção transcendeu o que se costuma denominar como "arte popular" ou "primitiva". Embora ela tenha frequentado o grupo de Trindade, ela eventualmente se distanciou devido ao que considerava uma excessiva comercialização da arte local. Esse afastamento reflete a singularidade de sua visão, que não aceitava a subordinação de sua arte aos ditames do mercado.
A arte de Auxiliadora é fortemente ligada à experiência coletiva e à memória de sua comunidade. Sua técnica peculiar, que combinava óleo, massa de reparo doméstico (Wanda), e até fios de cabelo, dava às suas obras uma textura e um relevo únicos. As cores puras e vibrantes, muitas vezes sem exploração de tonalidades ou profundidade, se tornaram uma marca registrada de seu estilo, algo que impressionou críticos como Mário Schenberg, que foi um dos responsáveis por projetar sua carreira em âmbito internacional.
As cenas retratadas em suas pinturas frequentemente exploram o cotidiano afro-brasileiro em sua plenitude: sambas, gafieiras, festas e momentos de lazer, onde trabalhadores, muitas vezes anônimos, são mostrados em momentos de alegria e vitalidade. No entanto, essas representações não são uma tentativa de idealizar ou romantizar a pobreza. Os personagens de Auxiliadora aparecem sempre bem vestidos, com roupas detalhadamente cuidadas, expressando uma forma de resistência ao contexto de opressão que a comunidade negra vivia no Brasil.
Além disso, Maria Auxiliadora retratou ritos afro-brasileiros, especialmente ligados ao candomblé, uma prática religiosa presente em sua família, ainda que ela mesma tenha se afastado com o tempo. Suas obras carregam uma forte carga sincrética, misturando elementos religiosos africanos e cristãos, e em muitos casos seus personagens ocupam espaços fechados, refletindo a marginalização dessas práticas durante o período da ditadura militar.
Em suma, a obra de Maria Auxiliadora da Silva é um testemunho vibrante da capacidade de resiliência e transformação cultural. Ela nos oferece uma visão de mundo que desafia os rótulos impostos e nos convida a imaginar uma existência plena, onde o lazer, a alegria e a dignidade estão no centro das representações.
Exposição Individual:
2022 Maria Auxiliadora, Galeria Mendes Wood, Nova Iorque, NY, Estados Unidos
2021 Maria Auxiliadora: no terraço do mundo, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2018 Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, SP, Brasil
1979 Maria Auxlliadora, Museu do Sol, Penápolis - SP, Brasil
Exposições Coletivas:
2024 Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro, Sesc Quitandinha, Petrópolis – RJ, Brasil
2024 Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Belo Horizonte – MG, Brasil
2024 Lélia em nós: festas populares e amefricanidade, Sesc Vila Mariana, São Paulo - SP, Brasil
2024 "Mulheres por Mulheres", Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2023 - 2024 Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo - SP, Brasil
2023 REVERSOS & TRANSVERSOS: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais, Galeria Estação, São Paulo – SP, Brasil
2022 Carolina Maria de Jesus: um brasil para os brasileiros, IMS - Instituto Moreira Salles, São Paulo - SP, Brasil
2021 Eles já Estavam Aqui, Galeria Base, São Paulo - SP, Brasil
2020 Mulheres na Arte Popular, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2020 “Black Histories, Black Futures”, MFA - Museum of Fine Arts, Boston, Estados Unidos
2018- 2019 Lina Bo Bardi Tupí or not Tupí, Brasil 1946-1992, Fundação Juan March, Madrid, Espanha
2018 Histórias Afro-atlânticas, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2017- 2018 HIstórias da sexualidade, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2016 Histórias da Infância, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2015 Acervo em Transformação, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2014 “Samba Spirit Modern Afro Brazilian Art”, MFA - Museum of Fine Arts, Boston, Estados Unidos
2009 Brasil Brasileiro, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo - SP, Brasil
2005 O Prazer é nosso, Galeria Brasiliana, São Paulo - SP, Brasil
2002 Pop Brasil: A Arte Popular e o Popular na Arte, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo - SP, Brasil
2002 6º Bienal de Naifs do Brasil, no Sesc Piracicaba, Piracicaba, São Paulo - SP, Brasil
2001 Arte Naif, Galeria Jacques Ardies, São Paulo - SP, Brasil
2000 Mostra do Redescobrimento Brasil 500 é mais, Fundação Bienal de São Paulo - SP, Brasil
1999 O místico na Arte Popular Brailseira, no Sesc Itaquera, São Paulo - SP, Brasil
1994 Grande Exposição de Arte Naif Brasileira, São Paulo - SP, Brasil
1980 Imagens de Dança, Paço das Artes, São Paulo - SP, Brasil
1980 Gente da Terra, Paço das Artes, São Paulo - SP, Brasil
1975 Festa de Cores, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, SP, Brasil
1973 6º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André, SP, Brasil
1972 5º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André, SP, Brasil
1971 17 Pintores Ingênuos de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
1971 4º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André - SP, Brasil
1970 6º Salão de Arte Contemporânea de Campinas, Museu de Arte Contemporânea José Pancetti, Campinas - SP, Brasil
1970 3º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André - SP, Brasil
1969 26º Salão Paranaense, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Curitiba - PR, Brasil
1969 2º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André - SP, Brasil
1968 2º Bienal Nacional de Artes Plásticas, MAM/BA - Museu de Arte Moderna da Bahia, Bahia - BA, Brasil
1968 1º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Paço Municipal, Santo André - SP, Brasil
Coleções Públicas:
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo - SP, Brasil
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
MFA - Museum of Fine Arts, Boston, Estados Unidos
Musée d'Art Naïf et des Arts Singuliers, Laval, França
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha
Publicações Selecionadas:
2020 Mulheres na Arte Popular, Vilma Eid e Fernanda Pitta, Galeria Estação, São Paulo - SP, Brasil
2018 – 2019 Lina Bo Bardi Tupí or not Tupí, Brasil 1946-1992, Fundação Juan March, Madrid, Espanha
2018 Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2018 Histórias da sexualidade, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2018 Histórias Afro-atlânticas Volume I, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2016 Histórias da Infância, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2015 Concreto e cristal: o acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi, 1ª edição - Rio de Janeiro: Cobogó, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo - SP, Brasil
2000 Mostra do Redescobrimento Brasil 500 é mais, Fundação Bienal de São Paulo - SP, Brasil
1988 A Mão Afro-Brasileira, Significado da contribuição Artística e Histórica, Emanoel Araújo, São Paulo - SP, Brasil
1978 Mitopoética de 9 artistas brasileiros-vida, verdade e obra, Lélia Coelho Frota, Edição Funarte, Rio de Janeiro, Brasil
1977 Maria Auxiliadora da Silva, Pietro Maria Bardi, editora Giulio Bolaffi